Não é Poluição ! Peixes aparecem mortos na a areiada praia.
A fundação garante que o fenômeno não está relacionado com poluição ou contaminação.
Moradores de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, informaram ter encontrado diversos peixes mortos na praia durante o último final de semana. O fato chamou a atenção dos internautas e foi compartilhado em uma página da cidade. A Fundação Ambiental Área Costeira Itapema (FAACI), embora não tenha sido notificada sobre o acontecimento, informou que a situação pode estar relacionada com a retomada da pesca do camarão, cujo período de defesa encerrou em 1º de maio.
Segundo a fundação, com o fim do defeso, os barcos da região continuaram às atividades. Entretanto, a pesca do camarão não é seletiva e pode capturar outros animais, além do próprio crustáceo.
Peixes que não têm valor comercial, por exemplo, são descartados ainda em alto mar, mas alguns acabam chegando na costa. A FAACI garante que o fenômeno não está relacionado com carbono ou contaminação.
A fundação alerta que, embora a pesca seja uma atividade importante para a região, é preciso que sejam adotadas medidas para minimizar o impacto ambiental. Além disso, a população pode colaborar denunciando possíveis irregularidades.
O descarte inadequado de animais pescados é uma prática que pode ter impactos negativos no ecossistema marinho. Peixes mortos afetam podem a fauna e a flora costeiras, além de contribuir para a atração de experiências e o resultado da água. Por isso, é importante que sejam adotadas medidas de manejo adequadas dos recursos pesqueiros.
A FAACI ressalta que a conscientização da população é fundamental para a preservação do meio ambiente. A denúncia de irregularidades é uma forma de contribuir para a fiscalização e a adoção de medidas de proteção.
Fonte: ND/Visor
Reportagem Reescrita por Marcelo Fidêncio baseada no contexto das fontes
Foto: Foto: Itapema Mil Grau/Reprodução/ND